terça-feira, dezembro 09, 2014

Mandando dinheiro do Brasil (e vice versa)

Tem sido uma dúvida comum da galera que tá chegando, e aparentemente eu não escrevi por aqui (como???)

Transações internacionais são passíveis de cobrança de IOF. Isso é, se vc trouxer cartão de crédito ou VTM do Brasil, você vai pagar 6.38% (algo assim).

Existem pessoas que usam o HSBC Premier pra usar dinheiro de lá e vice versa (acho que IOF é só 0.38%). Eu não achei que valia a pena por nada, primeiro que acho HSBC um dos piores atendimentos possíveis, segundo que a quantidade de relato de gente que esse troço não funciona ou para de funcionar sem explicação é incrível. E ninguém consegue consertar. Tem pouquíssimos caixas HSBC por aqui, então pense direitinho e tenha sempre um plano B caso o dinheiro esteja travado lá.

O que curiosamente pouca gente sabe é que é possível fazer transações internacionais, e o IOF é só 0.38%. Se você for no site de qualquer grande banco aussie (Commonwealth ou NAB, por exemplo), é possível abrir uma conta online em menos de 4 dias úteis. Commonwealth te dá a conta na hora (aparentemente cobra 11 doletas por cada transação recebida do exterior...), NAB leva uns 3 ou 4 dias (eu acredito que não cobrem transação recebida). Desconheço política do ANZ ou do Westpac. Eu acho os bancos aqui todos muito parecidos, ainda mais pra quem tá chegando não vai fazer grandes diferenças.

Com os dados da conta em mãos (Swift, BSB, Account number) é possível ir no seu banco e perguntar o preço, prazo e cotação para transferência. Importante mencionar que alguns bancos brasileiros são particularmente bons em cobrar taxas administrativas e enrolarem com papelada louca.

Outra opção é ir numa casa de câmbio e fazer uma remessa internacional. O esquema é o mesmo, pergunta preço, prazo e taxas. No meu caso, valeu mais a pena do que mandar por banco.

Em alguns poucos dias, o teu banco australiano manda um email confirmando que o dinheiro chegou. Chegando na Austrália, vc vai na agência do banco e dá teu passaporte, e recebe um cartão que te autoriza fazer saques e EFTPOS, um tipo de transação de débito. No caso do NAB, sei que você pode pedir um visa/master no mesmo dia (embora tenha número de cartão de crédito e você possa usá-lo em qualquer situação que peça crédito, o dinheiro é retirado da sua conta no mesmo momento).


Eu não mando dinheiro pro Brasil frequentemente, mas quando precisei mandei pela http://www.oiexchange.com.au/ . O sistema parece ter sido feito pelo sobrinho do dono, mas o atendimento sempre foi maravilhoso e o preço compensa muito.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju, não sei prq sua resposta aparece como removida.

      Mas sobre taxar, o dinheiro _não_ é taxado aqui, não. Assumindo que é grana legal e vc pagou imposto de renda aí no Brasil, o que vc paga é taxa de IOF e as taxas de transferencias.

      Excluir