sábado, novembro 30, 2013

'Home' e outras divagações sobre o visto

Eu recebo muitos textos ótimos. Posso não concordar com tudo, mas aí vai:
http://thoughtcatalog.com/rachel-rae/2013/11/10-things-about-living-abroad-no-turning-back/

A wise man told me that the reason we move to new countries is because we are either running from or running to something. I laughed and thought he was crazy. I just wanted a change; there was no rationale to my choice. The more I thought about it, the more I realized he was right. I wasn’t just running from something, I was sprinting as far as I could.


Vir como residente permanente, com vontade mesmo de fincar raízes, é uma experiência um tantinho diferente.
Uma pergunta que constantemente me irrita, é quando me perguntam "When are planning to go back home?" ou "where's home?". Quando pessoas (notadamente aussies) perguntam isso, eles querem dizer "Home -> Brasil". Mesmo quem sabe que sou do Brasil, a associação entre Brasil e casa me irrita.

Porque Brasil não é mais minha casa. Se alguma coisa nesse mundo é minha casa, é Sydney. Não Austrália, não NSW, é Sydney. Com seus trens que dão bug surreal, com suas praias bem mais ou menos, com seu lindo Circular Quay e Darling Harbour. Com seus aluguéis exorbitantes.

Assumir que minha casa é Brasil é o mesmo que dizer que eu nunca serei de fato aussie. Não gosto. E a partir de agora, quem me perguntar sobre minha casa, falarei que é Sydney.



O visto permanente é outra coisa curiosíssima. Usualmente eu evito citar que tipo de visto tenho, até porque é totalmente desimportante. Mas tem pessoas que perguntam com todas as letras, que tipo de visto você tem?

Existem vários estudantes que acreditam que é "muita sorte" ter um visto desses (como se não fosse também um puta trampo e investimento), e rola uma inveja meio velada de muita gente.  Fica climão.

E se um aussie perguntar qual visto você tem (veja, não se vc trabalha, qual é o visto), vc sabe que vai rolar torta de climão. É fato e claro que australianos (notadamente os que não forem de cidade grande) não tem uma boa visão do governo dar esse tipo de visto - é só ver os comentários de qualquer notícia relacionada. Não me entenda mal, eles não vão te destratar ou cobrar a mais. Mas fica um clima chatíssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário