segunda-feira, dezembro 02, 2013

Cairns e Barreira de Corais

Minha vontade de visitar Queensland era muita desde que cheguei, e enfim fui.

Cairns não tem bem uma praia real, vi recomendações de ficar "nas praias do norte". Port Douglas fica a duas horas de carro, mas optamos por uma das primeiras praias antes (Trinity Beach). Eu não sei quantas praias tem antes disso, mas é bom ficar esperto que não é porque tem "beach" no nome que é uma praia :P
Dependendo do seu hotel, dá pra pré-acordar um preço melhor pra um táxi te esperar e te buscar do aeroporto. 



Praia nem é bonita, né?
Lotadona!


É uma praia gostosa, tem redinha de proteção contra águas assassinas no meio da praia, e é uma daquelas praias tipo praia mansa, sem ondas e que são mais íngremes.
Tem uma boa quantidade de restaurantezinhos ao redor, uma cidade super gracinha! Cidadezinha pequena, galera estilosa, simplesmente adorei.
E o tempo cooperou demais, mais de 30 graus todos os dias - e chegamos antes das águas vivas desse ano!



Redinha pra salvas as crionças!

 Mas não parece tão segura assim....

Crocodilo NO MAR WTFF???



Simplesmente crocodilo assim, solto, no mar aberto, longe de pântano, mangue, simplesmente foge de qualquer lógica. Mas me explicaram que é porque a Austrália é inclusiva, se crocodilo quer ser de água salgada, porque não, né???

Na orla também tinham umas embalagens com vinagre (vinagre é bom pra ajudar com feridas de águas vivas tropicais).


Eu desdenhando da placa com meu modelito toalha-roubada-do-filho




Os navios para os recifes saem de Cairns ou de Port Douglas (empresas diferentes, recifes diferentes). Todas oferecem fretado da marina para te buscar e deixar na porta do hotel onde quer que você esteja. É uma "pernada", vai te tomar pelo menos duas horas de barco pra ir e mais duas pra voltar. Mas pelo menos eu conseguia reservar os passeios no próprio hotel.

E acho que todas empresas oferecem refeições no barco (embora possa ser um almoço que até o frango venha gelado.....). 

Exemplos de recifes pra ir de Cairns


Recifes pra ir de Port Douglas


Michaelmas Reef é um banco de areia no meio do recife. Isso é, você pode fazer snorkeling onde vc dá pé, uma loucura.
Também fui pra Low Isles, me apaixonei pelo lugar! Esse é ainda mais tranquilo, é uma ilha lindinha, o snorkeling perto da praia é tudo de bom. Cheio de criancinhas e velhinhos.


Quando eu estava indo embora, me falaram que o melhor recife possível é esse Agincourt, mas não se é recife de "praia". Quem já foi, comente  aí :D

Michaelmas Reef

Boo!
 Aí me contaram que isso aí é um animal. Tipo ANIMAL, parente das águas vivas. Sentido pra que, meldels.

Conchinha pequena
Os passeios são bem organizadinhos, tem biológo explicando, tem salva vidas, eles explicam onde dá pra ficar, onde não pode ir, etc etc. Você não vai querer pisar num recife ou ficar preso encima dele (o que é bem fácil de acontecer....)




Eu divando em algum lugar do oceano de corais


Não me aventurei mergulhar, só snorkeling me bastou. Todo mundo fala que é fácil, mas devo ser uma idiota que levei mais de meia hora (e muitas engasgadas de água salgada) pra conseguir acostumar. 

Recomendo fortemente alugar a roupinha de lycra tosca no barco. O troço é ruim de colocar, incomoda, mas evita queimadura de sol - além de que protetor solar é prejudicial aos corais. Outra dica é usar daqueles "macarrão" de piscina pra fazer o snorkeling, facilita um monte! Normalmente todo o equipamento de snorkeling tá incluso no preço, mas nem todas empresas oferecem o noodle (mas ofertarão pelo menos o colete salva-vidas). 

É possível alugar no barco câmera com case a prova d'água (sai entre 45 a 70 para alugar no dia), mas a qualidade da imagem fica muito inferior ao que a gente de fato vê. As fotos não fazem justiça a beleza da coisa - ou talvez a câmera deles seja muito superior à minha, sei lá.


Simplesmente adorei. Marcado aí, destino fácil de voltar. Recomendo até pra quem tem criança, coisa boa total.

4 comentários:

  1. Passei horas lendo o seu blog.
    Adorei as viagens, notícias, bizarrices aussies, enfim... tudo.
    Eu já estava apaixonada e animada com o possível intercâmbio, me animei ainda mais.
    Seu blog é fantástico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tu gostou, vc vem pra Sydney? :D

      Se sim, dá um aviso pra gente se encontrar.

      Excluir
    2. Sim, é pra Sydney que vou! :)
      O intercâmbio eu planejo para depois de terminar a faculdade, só em 2015 =/ é um plano distante ainda.
      Mas, estou planejando uma viagem, um pré-intercâmbio, curso de férias para o ano que vem...cada dia que passa estou mais ansiosa, mas, me segurando rs.
      Quando eu for, claro que eu vou avisar... ótimo ter alguém com experiência no assunto, ainda mais sendo compatriota rs.
      Nunca fui à Austrália, mas, pela paixão que tenho, parece que já estive ai muitas vezes rs. Agora, é esperar, planejar e colocar o plano em prática.

      Excluir
  2. Curioso que fomos no mesmo fim de semana que vc, e no passeio que fizemos a roupa de lycra era gratuita e obrigatória, pois segundo o pessoal do barco a temporada de água viva começa em Novembro (e vai ate Maio) e já tinha ocorrido incidente grave com gente picada 2 semana antes de irmos. :-O

    Das vezes que fomos, fizemos 3 passeios de barco: Frankland Islands, outer reef (onde o barco para em alto mar em diversos pontos de corais) e Low Isles – todos saindo de Port Douglas (dizem que os melhores passeios saem de lá). Sem pestanejar te digo que o de Low Isles (fizemos com a Sailaway) foi o melhor! Ah, e todos incluíam almoço (muito bom), a roupa de lycra e o noodle.

    Quanto as fotos embaixo d’água, compra a GoPro! A qualidade é sensacional, e ainda programamos pra filmar e tirar foto ao mesmo tempo, valeu muito a pena. (tirando a última vez, que o mané do Thiago esqueceu a câmera ligada e quando chegamos no passeio não tinha bateria... Justo no dia que vimos uma tartaruga giga...)

    ResponderExcluir