quarta-feira, dezembro 07, 2011

A saga das passagens - missão final

Isto termina nunca. Gigante #mimimi post.

A minha passagem eu comprei pelo site Decolar.
Eu não tive grandes problemas. Na primeira tentativa, deu cartão não autorizado. Achei esquisito, mas tive que fazer uma nova compra ao invés de alterar a forma de pagamento. Também achei esquisito que não recebi o código da Qantas, tive que ligar lá para perguntar qual era (não sabia nem qual era a operadora de vôo). Apanhei um bom bocado até descobrir que alguns trechos eram marcados pelo site da LAN e outros pelo site da Qantas. Confuso? Imagina. Depois foi mais estranho receber e-mail de cancelamento daquela compra encerrada semanas após já ter a passagem com sucesso.

A Qantas cobra 75% de tarifa de criança. A LAN cobra 100%. Como aqui são duas crianças, melhor fazer também a segunda com a qantas. Até me cadastrei no programa de fidelidade da Qantas. Além disso, já vou fazendo coleta de informações que possam ajudar marido e crias em sua jornada.

A decolar tem um software bacana, rapidinho. Atendimento no telefone também é rápido. Mas na boa, é esquisito receber só um e-mail com seu nome e fim, você já tem passagem e tudo. Eu achava que ia vir um booklet explicando tudo direitinhos, as regras dos vôos, peso, bagagem, etc. Nada. Nem um mísero PDF.



Só que a decolar parece que não está mais vendendo passagens da Qantas. Bom, fazer o que, né? Quero seguir os mesmo vôos nos mesmos horários com a mesma companhia, e também pagar menos. Fui no site da viajanet. Fica a dica, aquilo ali é programa de piá-de-prédio. Pra conseguir ver o preço só de ida, tem que preencher a data da volta e depois clicar no 'só ida'. Pra começar.

Fiz a compra tranquila. Ficou mais de 24h para ser aprovada, achei super estranho. Entrei em contato pelo chat, e descobri que aquilo não é um chat, é uma carroça. Para vocês terem uma idéia, leva uns bons 30s a 1minutos para enviar uma mensagem a aparecer na tela. Não é por AJAX. É um modal com iframe, acho.
A cada 2 minutos a gente recebe uma mensagem automática do tipo 'aguarde, estou consultando o sistema', e leva umas 3 ou 4 pelo menos para ter qualquer resposta diferente do operador. Aliás, o troço é tão tosco que, se você clica fora da janela do chat, ele fecha assim, sem confirmação. Acabei ligando lá e tive a resposta que já estava sendo emitido. Ok.

Ao contrário da Decolar, eu ganhei dois códigos nos e-mails da viajanet e sabia qual era a operadora: mas infelizmente nenhum dos dois códigos entrava no site da Qantas, nem com o meu último sobrenome nem com o do marido (e meninos).

Mandei e-mail. Nada de resposta.
Bom, entrei no famigerado chat. Eu precisava do código, certo? Quem disse que eu conseguia??? Primeiro carinha, depois de 10 minutos, falou que ia marcar os assentos pra mim e me mandar por e-mail. Tipo OI? Eu quero ir no site, marcar cadeirinha, marcar refeição, me colocar no programa de milhagens! Mas antes que eu conseguisse xingar o menino, cliquei no lugar errado e a porcaria fechou. ÓDIO.
Tentei entrar mais umas vezes e sabe o que descobri? Que não tem fila de espera. Se tem gente pra atender, ótimo. Senão, ele te fala pra tentar depois e nem pra manter o teu formulário preenchido! E por alguma razão, eu tive que mudar de navegador porque meu atendimento tinha sido considerado 'encerrado'.

Aí eu liguei. Novamente. E depois de uns bons 15 minutos no telefone em que o operador quis marcar minhas poltronas, me mandou ir no site da TAM e tudo, eu perguntei se eu não poderia ter o código para marcar sozinha igual eu consegui fazer na decolar. Então, o operador me falou que o código que eu tinha passado, o segundo que recebi JÁ ERA o código da operadora. Fiquei feliz, mas achei esquisito porque já tinha tentado... Bom, deduzi que eu tinha errado algo. Vá saber.

Voltei pro meu computador, e lá fui eu pro site da Qantas. Tento o meu último sobrenome. Do marido. Meu sobrenome completo. Maiúsculas. Minúsculas. Sobrenome completo dos meninos. Nada.

Pro chat de novo. Mandei uma pergunta do tipo: 'comprei passagens pro meu marido e filho, código XXXXX, qual é o sobrenome que devo usar no site http://www.qantas.com.au para selecionar os assentos?'. Depois de uma pá de 'aguardes', sabe o que a moçoila me mandou??? O sobrenome do marido e o sobrenome das crias. AI PUTA QUE O PARIU, SOU MÃE RELAPSA MAS O SOBRENOME DAS CRIAS EU AINDA SEI!!!! Óbvio que tentei de novo com ambas possibilidades (helloooow, o ticket pros três é o mesmo, como pode ter dois sobrenomes????) e não deu certo. Falei isso pra ela. Aí ela veio dizendo que não sabia se era possível marcar com antecedência com essas passagens e blablabla, mas no fim se ofereceu para marcar o número dos assentos, do programa de fidelidade, refeição, etc. Bah, não podia ser verdade, é o mesmo vôo, mesmo preço, mesma operadora...

Por um sentimento gambiarra, resolvi nessa hora ir no site da LAN. Digitei o tal código é o último sobrenome do marido e crionças. Abriu. GENTE, ABRIU. E sabe o que descobri???

Que o sobrenome foi CONCATENADO e somente a primeira letra era maiúscula. Decerto, como os hermanos do Chile tem mais de um sobrenome, o sistema deles busca por parte do sobrenome. AIPQP. Fiquei louca da vida. Avisei a mulher do chat que era o sobrenome tudo junto, sem espaços. E perguntei se isso não dá problema na hora de embarcar. Disse ela que não. Acho que ainda vou verificar isso, nem sei com quem.

Resumo da ópera: o sistema de passagens só deve aceitar um único sobrenome. Na decolar eles explicitamente pediram o últimos sobrenome. No viajanet eles pediram o nome completo, retiram os espaços, deixam só a primeira letra maiúscula e fim. Por alguma razão desconhecida o código que eles passaram até entra na Qantas, mas o código interno é outro. SENTIDO PRA QUE????

Não sei se vou poder colocar eles no mesmo programa de fidelidade que eu. O site da qantas é meio confuso pra mim ainda.

Esse troço de ter dois sobrenomes vai ainda me complicar muito a vida. Principalmente porque meu primeiro nome é desses duplos, tipo 'da silva'. O sobrenome dos meninos concatenado ficou nojento de feio. Vish.

3 comentários:

  1. Pensa pelo lado bom. Se eles precisam melhorar o site deles, eles precisam PAGAR pra alguém fazer isso né?

    hahahahahahha

    Tua chance de levantar uma grana antes de ir pra Austrália

    ResponderExcluir
  2. Nossa que loucura hein...
    O lance do sobrenome, eu aconselho tentar acertar isso, minha tia é a gente de viagem e ela sempre frisa isso, me da o primeiro e ultimo nome, certinho pois se tiver algo errado pode dar m... principalmente voo internacional e com menor de idade. Se a emrpesa não te ajduar nisso, liga pra Lan ou Quantas pra tirar esta duvida...
    Quanto ao programa de milhagem, infelizmente não da pra voce acumular milhas pelo seu filho, cada um tem que ter seu cartão...
    Boa sorte ai na saga das passagens!

    ResponderExcluir
  3. Esse negócio de nome é um saco. Quando você entra no programa de milhas é com nome e sobrenome final, mas quando vai comprar as passagens, tem que colocar todos os sobrenomes, o que faz você parecer outra pessoa, afinal, "Fulano de Tal" é uma pessoa, mas "Fulano Tal de Tal" já é outra. Ou seja, no fim das contas, eles não computam os pontos porque você não tem o mesmo nome que a pessoa que fez o cartão...

    ResponderExcluir