segunda-feira, janeiro 21, 2013

Do bairrismo e da preguiça do povo de se locomover

Eu moro "longe" da city. Isso dá uns 16Kms. Tem bairros MUITO mais distantes.

Como disse no email anterior, dá 40 minutos entre sair de casa e chegar na porta do trabalho. Não é exatamente um tempo longo de trajeto comparado com o que eu tinha em Curitiba, que eram tipo 8Kms e levava entre 40 minutos a uma hora.

Eu sei que em São Paulo a banda toda diferente prq a cidade é grande pra cacete e o trânsito não é a oitava maravilha da humanidade, mas lá na terra do leite quente era extremamente comum irmos para bairros distantes pra ver um shopping ou loja, restaurante. Mesmo trabalhar longe era a norma e não a exceção.

Acho interessante a ligação desse povo com seus respectivos bairros. Coisa comum e normal é perguntarem onde você mora, e veja, não é ostentação, é muito mais uma questão de identificação.
É bem comum vc perceber que cada bairro tem uma identificação: o estilo das casas por fora e por dentro, o tipo de pessoas, etnias que moram por ali. Eles são literalmente diferentes uns dos outros, de uma maneira que eu não via no Brasil em tão pouca distância.

A escola nova do primogênito fica a poucas estações daqui, 15 minutos cravados no trem. E os diretores surpresos de não nos importarmos de fazer esse trajeto todo dia. PORRA, quinze minutos, gente. Entendo não a paúra.

E achei gente, daqueles aussies da gema, que nascem e vivem a vida todinha na mesma vizinhança.
Gente que se orgulha muito do bairro que mora. É interessante, mas não chega a me irritar. É só curioso.




Um comentário:

  1. Interessante mesmo. Leval aquela vivinha sempre rsrsr
    Nós brasileiros é que estamos acostumados a andar, morar, trabalhar pelos bairros, cidades, estados ......... diferentes.
    Boa semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir