segunda-feira, abril 29, 2013

Aquele dos sistemas piá de prédio

90% dos meus leitores não deve saber o que é piá de prédio.
Então explico antes de descascar meu rosário.


Piá de prédio é aquele guri que nunca brincava na rua. Criado à ovomaltine e leite de pera, possivelmente pela vó superprotetora, nunca saía de seu apartamento.
Clique aqui (e foda seus olhinhos tentando ler branco no preto) pra ter mais informações sobre essa criatura tão curitibana.


Sistema piá de prédio é aquele feito em PHP, aquele feito pelo piá de prédio nos seus 15 aninhos. Sabe aquele tiozão que fala "ah, meu sobrinho faz site que é uma beleza, vê lá quanto ele cobra". Aí sai uns troços escabrosos, impossíveis de manutenção depois.

A porra do site do NAB é a legítima definição de piá de prédio.
Caralho, viu.
A anta que vos fala fez uma transação pro número de conta errado. Vc coloca o nome da pessoa, BSB, número da conta, valor, descrição, remetente (????).

Atenção. Não há checagem de nome. Nem sei se checam se a conta existe hahaha. Isso é, vc faz uma transação às cegas, sem checagem. Será que o conceito de dígito de verificação é tipo MUUUUITO prafrentex??? Aí vai pra conta de algum sortudo.

Isso feito, o que vc faz se descobre a burrada, dias depois? Clica no link "Dispute this transaction". Esse clique te redirecionará pra um formulário... pra mandar um email pro banco! Caralhos de asas. Vc preenche novamente todos os dados da transação, desculpa esfarrapada, e em CENTO E VINTE DIAS o banco te dará uma resposta. Melhor: ele vai te cobrar por isso, mas não consegue te dizer quanto HAHAHAHAHAHAHAHA.

Mano. Serião.
Serião.

Sistema de piá de prédio. No mínimo eu esperava clicar, abrir só um popup pra preencher descrição e ficar tudo marcadinho com estrelinha na transação tipo "vc reclamou dessa transação!".

Muito mainstream isso de informática.

3 comentários:

  1. É moça.
    Eles são tão vogons que a verificação da transação errada vai custar uns 18 formulários de vários tipos, e depois de ter todos os formulários (e suas respectivas vias) assinados, visados, carimbados e validados é que eles vão contratar uma pessoa pra implementar a transação rollback_transfer_for_artemis_account_on_day_yyyymmddhhmissxxx_.
    E no 120º dia você tem seu $ de volta.
    Simples assim.

    ResponderExcluir
  2. Como assim não sabem o que é "piá de prédio"? Isto no ecxiste

    ResponderExcluir
  3. muito legal sua historia, li ela toda aqui, estou na fase 1 deste sonho e adorei ver mais um brasileiro de ti se dando bem na australia

    a facilidade do php assassina seu próprio filme visto que qualquer sobrinho contrata um plano de hospedagem de 1 dolar, pega algum serviço e poe lá com muita facilidade, essa baixa curva de aprendizagem é uma faca de dois gumes. o mesmo acontece com C#, ruby, java (que muita das vezes desistem pela curva inicial) e até outras linguagens, mas hoje com php 5 e uma boa nocao de patterns, se faz sistemas poderosissimos [viajei aqui nos argumentos quando mencionou php]

    ResponderExcluir